dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/05/2024            
 
 
    
Suínos      
Biodigestor faz produtor rural economizar
Utilizando dejetos suínos, técnica produz metano, que pode ser utilizado na propriedade como combustível
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
20/03/2013

Muito difundida na China e na Índia, a tecnologia de utilização de biodigestores é capaz de beneficiar o produtor rural, além de contribuir para a conservação ambiental. O biodigestor oferece o destino correto para os dejetos animais, produzindo o chamado biofertilizante e melhorando a produção agrícola. Além disso, a técnica produz o biogás, que pode aumentar a economia na propriedade e reduzir os impactos ambientais. No Brasil, já existem experimentos do tipo, como é o caso do Projeto Boa Esperança, realizado pela Embrapa Meio Norte em uma propriedade rural no Piauí, que visa exatamente apresentar essa técnica aos produtores. Nesse caso, o projeto utiliza dejetos suínos.

Segundo Robério Sobreira, zootecnista da Embrapa Meio Norte, a experiência realizada pela empresa tem algumas particularidades. Ela é voltada para o agricultor familiar de baixa renda e a pequena criação de suínos.

— Onde foi instalado, o agricultor conta com um plantel que varia entre 4 a 6 matrizes. Todos os dejetos estavam sendo carreados para um riacho que corta a comunidade. O uso do biodigestor atendeu, portanto, a duas situações. Ele recebeu esses dejetos da pequena criação de suínos por um processo de fermentação anaeróbica, onde grande parte dos microorganismos são destruídos — conta o zootecnista.

De acordo com ele, quando o processo de entrada de fezes e urina de suínos acontece no biodigestor, o material originado é o chamado biofertilizante. O produtor passa a contar então com um valioso produto para a adubação das suas lavouras.

— Além disso, esse processo forma gases, predominantemente o metano. Portanto, entre os gases produzidos, aproximadamente 70% é um gás com capacidade combustível. O produtor pode, portanto, utilizar esse gás em um próprio fogão de cozinha com apenas alguns ajustes, como o que aconteceu na propriedade — conta.

Sobreira diz que a ideia é trabalhar com 40kg de dejetos de suínos por dia. Isso é capaz de fornecer 2m³ de gás metano. No entanto, as principais metas desse trabalho são a utilização do gás, o que gera economia para o agricultor familiar, e a não contaminação do ambiente com os dejetos.

O projeto ainda está em fase de apresentação. No entanto, para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Meio Norte através do número (86) 3089-9100.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 24/11/2011

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Daniel Amorim Vieira
24/11/2011 - 11:45
Sou estudante de Engenharia Agron¶mica pela Universidade Federal do Vale do SÒo Francisco- UNIVASF, Esse trabalho Ú de grande valia para os pequenos produtores que faltam apoio do poder p·blico para se desenvolver e que estas tÚcnicas de aproveitamento dos dejetos como biofertilizantes e gßs Ú muito bom para a agricultura familiar.

Daniel Amorim.

Jacinto Alves Almeida
25/11/2011 - 10:24
Em minha regiÒo Norte de Minas Gerais houve grande incentivo na dÚcada de 70/80 para uso de biodigestores, entretanto QUASE TODOS falharam, porque a agua na regiÒo Ú muito calcßrea e inibe a proliferaþÒo de microrganismos para produþÒo do biogßs. O PH DA -GUA DEVE SER NEUTRO, ou proximo, senÒo o biodigestor nÒo funciona de forma adequada.Inclusive constato em uma visita que fiz a Embrapa em Petrolina nesta Úpoca, quando jß estavam em estudo os biodigestores. A nÒo ser que jß tenham outra alternativa para agua calcßrea.Þ s¾ verificar os estudos da Úpoca. OBS: na India e na China sÒo utilizadas inclusive feses humanas para produþÒo do biogas. Obrigado

geraldo barbosa - coopaman
20/02/2013 - 12:44
sou diretor presidente da coopaman-pe.,e gostaria de saber mas informações sobre o biodigestor e se poderiamos usar esterco de gado.

geraldo barbosa - coopaman
20/02/2013 - 12:45
sou diretor presidente da coopaman-pe.,e gostaria de saber mas informações sobre o biodigestor e se poderiamos usar esterco de gado.

geraldo barbosa - coopaman
20/02/2013 - 12:45
sou diretor presidente da coopaman-pe.,e gostaria de saber mas informações sobre o biodigestor e se poderiamos usar esterco de gado.

Pedro Chamochumbi
16/06/2014 - 11:27
Caros Amigos ! Para os interessados em saber mais sobre a produção de biogás , acessem nosso site http://ch4-solucoes-sustentaveis.webnode.com/

Acesse também nosso simulador de produção de biogás https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.biogasch4.CH4BiogasSimulator

Para comentar
esta matéria
clique aqui
6 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada